domingo, 21 de setembro de 2014

SURPRESINHA DO DIA

De todas as fabulosas coisas com as quais eu poderia me deparar hoje, encontrei em minha caixa de email essa resenha do meu livro, enviada por um amigo distante, das quentes paradas de Tocantins! Gostei muito da abordagem e da sinceridade, por isso compartilho com todos vocês!

RESENHA DO LIVRO JUNE 

Fome, guerras, epidemias, injustiças... Qual a diferença entre o nosso mundo cotidiano e o mundo retratado na história dos grandes heróis da humanidade? Esse é o tema em foco na obra de Gisele Silva, que através da personagem central, que dá nome ao livro, retrata de um modo crítico o ambiente político, social e econômico do Brasil e do mundo, de um modo inteligente, acessível e envolvente.
A história começa a se desenvolver dentro de um cotidiano simples, crescente na medida em que ocorre o amadurecimento da personagem, podendo ser destacados, na fase inicial, o claro conflito psicológico existente entre os homens, representado pela rotulação das pessoas como fracas e fortes, ricas e pobres, cruéis e não cruéis.
Sendo-lhe perceptível a desigualdade imposta pelas normas sociais, June começa desde muito cedo a acalentar um sonho: fazer do mundo um lugar mais justo. Sua vida, então, da infância até a idade adulta, é movida pela paixão, real e palpável, por mudar esse mundo de sofrimentos e desigualdades que enxerga.
O ponto forte da obra é o modo sutil como a autora conduz os leitores a questionarem suas próprias vidas através de June, tornando algumas indagações inevitáveis: qual o limite para nossos sonhos? como enxergar o senso comum com os olhos de uma eterna criança? como lidar com sofrimentos? quem somos nós e onde pretendemos chegar?
Muito embora a autora ainda não seja conhecida no cenário brasileiro, é importante destacar sua criatividade e perspicácia ao abordar temas polêmicos que vão desde bullyng, desajustes familiares e conflitos religiosos, até problemas mundiais como regimes ditatoriais, a invasão americana no Iraque e as inconstâncias política na América Central e Latina.
É possível afirmar que estamos diante de um excelente livro com todos os ingredientes indispensáveis para ser um grande sucesso: enredo envolvente, temas atuais, fácil identificação entre o personagem e o leitor e, finalmente, um desfecho inesperado.

Andrei Caio Ferreira, formado em Licenciatura em Letras pelaUniversidade Federal de Tocantins. UFT. (ferreira.andrei@yahoo.com)

Nenhum comentário: